Menu

Tipos e graus de calvície

Sites (16)

Principal causa da perda de cabelo na atualidade, a alopecia androgenética atinge principalmente homens, nos mais variados graus de calvície.

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo, cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície androgenética, sendo o tipo mais comum.

Entretanto, mesmo não se apresentando padronizadamente, a alopecia possui sete graus em seu desenvolvimento desde o seu princípio ao estágio final.

É a chamada escala de Norwood-Hamilton (NW).

Os graus foram criados no ano de 1951 pelo Doutor James Hamilton e subsequentemente, complementada pelo Dr. O’Tar Norwood, na década de 70. Confira-os:

• Tipo 1:
Caracterizado por um grau leve de perca capilar, nesse tipo, o individuo pode ter a formação de pequenas entradas, mas de forma bem sútil e muitas vezes imperceptível.

• Tipo 2:
Aqui, as entradas ficam mais evidenciadas, mas, ainda não são tão marcantes.

• Tipo 3:
O tipo 3 já se caracteriza por uma calvície mais acentuada, afetando regiões posteriores do couro cabeludo.

• Tipo 4:
O cabelo praticamente está presente apenas na parte superior do couro cabeludo, com entradas profundas.

• Tipo 5:
Já nesse tipo, ocorre a expansão das áreas calvas no couro cabeludo, a partir daqui às regiões onde há a calvície ficarão cada vez maiores atingindo cada vez mais a superfície do couro cabeludo.

• Tipo 6:
Aqui temos o surgimento de uma área calva extensa, com uma pequena quantidade de fios entre a região das orelhas e base do couro cabeludo.

O Tipo 6 é um grau avançado de calvície e, em alguns casos, o tratamento por implante capilar já se torna inviável.

• Tipo 7:
O mais avançado estágio de calvície, o grau 7 da escala Norwood-Hamilton representa menos de 20% de fios presentes em toda a cabeça.

O avanço da alopecia da região occipital para a região frontal (da base à região externa) se acentua e poucos fios se mantêm na cabeça. Quando o paciente está nesse grau, apenas tratamentos específicos podem contribuir para que o Implante tenha resultados satisfatórios.

Conclusão

Se você se identificou em algum destes estágios da alopecia, não deixe de procurar ajuda médica capacitada.

Se quer saber mais sobre nossas especialidades, clique aqui.

Posts relacionados