Colocar silicone nos seios é um dos procedimentos mais comuns no Brasil, o maior local na lista de países com maior realização de cirurgias com finalidade estética, e por mais assustador que pareça, cada vez mais adolescentes vêm aumentando o tamanho das mamas.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) apontou que o Brasil lidera o ranking mundial de cirurgias plásticas, com mais de 11,3 milhões procedimentos realizados.
Ainda, segundo a ISAPS, a mamoplastia de aumento dos seios continua sendo a cirurgia mais procurada, seguida pela lipoaspiração, cirurgia das pálpebras, abdominoplastia e rinoplastia.
Prós de colocar silicone;
Obtenção de seios com um colo marcado e firme;
Corrigir a assimetria, dentro do possível, em mamas desiguais;
Ganho de volume em mamas flácidas e que perderam seu conteúdo;
Preenchimento da parte superior da mama, perdida com a gestação, emagrecimento ou mesmo envelhecimento;
Melhorar a forma (arredondamento) das mamas tuberosas ou mamas que não têm formato arredondado.
- Contras de colocar silicone:
Contratura capsula; a capa colágena que envolve a prótese, que o organismo produz, começa a se contrair e estrangular a prótese, modificando seu formato por apertá-la. - Ruptura da prótese; é uma “quebra” do próprio material, do invólucro de silicone que envolve o gel interno, e ocorre na própria cápsula de colágeno que o corpo produz envolvendo a prótese todo, ou seja, a ruptura fica geralmente isolada do restante da mama pela cápsula colágena;
- “Cambalhota da prótese”; por movimentação diante de um aumento do espaço que envolve a prótese, geralmente amamentação, e flutuações no peso;
- Seroma tardio; acúmulo de líquido que pode ser súbito, dentro da cápsula colágena que envolve a prótese, o que deve ser comunicado ao médico e investigado em suas causas, hoje o que temos que ter em mente é o ALCL.
É importante explicar que os implantes de silicone são realizados com material diferente do silicone industrial, terminantemente proibido para uso médico.
Além disso, há outros tipos de próteses mamárias, como os implantes com solução salina. Muitas mulheres, quando têm problema com um tipo, trocam suas próteses por outro, continuando com uma vida saudável.
Caso a escolha seja por retirar as próteses, já existem diversos grupos de apoio para mulheres que desejam fazer o explante na internet.
De todo modo, é importante procurar profissionais gabaritados e certificados para realizar esse tipo de procedimento — assim como em qualquer outra especialidade médica.
Quer saber mais sobre prótese? Clique aqui