A técnica de Transplante Capilar FUE (Follicular Unit Extraction) é uma das técnicas mais procuradas atualmente para a reversão da calvície.
Com ela, é possível ter um resultado sem cicatriz linear e, de forma rápida e com aparência natural.
Atualmente, 95% das cirurgias de transplante capilar são realizadas utilizando a técnica FUE, pois o seu resultado é mais natural e traz maior conforto ao paciente que pode retornar para casa no mesmo dia!
O que é o FUE
Em português, o termo FUE (Follicular Unit Extraction) significa Extração de Unidades Foliculares e é uma técnica de obtenção dos fios da área doadora para o transplante capilar removendo fio a fio, sem a necessidade de incisão, o que não deixa a cicatriz linear característica de outros procedimentos.
Essa técnica surgiu em 2002, onde se utiliza um bisturi redondo, com diâmetro de 0,8 a 1 mm, para a coleta das unidades foliculares, produzindo cicatrizes pouco perceptíveis.
Essa técnica consiste no aprimoramento de um método antigo, de 1950, em que se utilizava punches muito grandes, com diâmetro de 4 mm.
Por oferecer resultados muito satisfatórios sem causar grandes cicatrizes no couro cabeludo dos pacientes, a FUE é um procedimento indicado para a maioria dos casos.
Como é feito?
Primeiro, os cabelos da área doadora devem ser raspados. Em seguida, o cirurgião começa o processo de extração dos folículos com o punch, instrumento que realiza a retirada dos folículos capilares.
Esse aparelho é introduzido na área doadora e retira, gradualmente, folículo por folículo. Cada folículo pode conter de 1 a 6 fios.
Depois que a quantidade necessária de folículos capilares é retirada da área doadora, o cirurgião cuidadosamente implanta esses folículos na área calva.
A técnica FUE permite a retirada de folículos de outras áreas do corpo, como, por exemplo, a barba e o tórax.
Principais vantagens
Reconhecido internacionalmente, esse procedimento costuma ser bem aceito pelos pacientes por se tratar de um método pouco invasivo, que não deixa cicatrizes perceptíveis, além de oferecer uma rápida recuperação, permitindo retorno imediato ao trabalho e ausência ou mínima dor no pós-operatório.
Confira outras vantagens;
- Não há cicatriz linear
- Aparência natural
- Cirurgia simples
- Método minimamente invasivo
- Não precisa dar pontos
Quando é indicada?
A FUE é muito indicada para pessoas com níveis diferentes de calvície, seja em pequenas ou grandes regiões.
Também pode ser utilizada para preencher outras áreas do corpo, como a barba e falhas na sobrancelha, além de ser uma alternativa para devolver os pelos em locais acometidos de queimaduras ou cicatrizes acidentais.
Como funciona o pós-operatório
É importante frisar que cada orientação é dada pelo cirurgião individualmente e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Logo após o procedimento de transplante capilar com a técnica FUE, o paciente terá uma bandagem na parte doada e outra em torno da sua testa.
É completamente normal um leve inchaço na área, sensação de coceira e um pouco desconforto.
Esses sintomas podem ser contornados com aplicação de compressas geladas ou algum medicamento específico recomendado pelo médico.
A primeira lavagem acontece de 24 a 48 horas após o procedimento, podendo, inclusive, ser realizado na clínica com o auxílio do médico, que o orientará em sua realização, trazendo mais segurança ao paciente.
Após 30-40, começa o processo de queda dos fios transplantados e dentro de 3 a 4 meses os novos fios começam a crescer.
Em 6 meses já é possível notar resultados e, dentro de 12 meses, eles já são completamente perceptíveis.
Conclusão
Quer saber mais sobre possibilidades de transplante capilar? Clique aqui e marque uma consulta.