Conheça os primeiros sinais de calvície no homem

Sites (5)

Principal causa de perda de cabelos, a alopecia androgenética é um problema genético que, infelizmente, não tem tratamento.

Essa doença pode afetar homens e mulheres em diferentes fases da vida. Estima-se que cerca de 80% dos homens acima dos 80 anos sofrem de calvície.

Contudo, é possível fazer o controle do seu avanço com o tratamento adequado.

Apesar de não ter cura, é possível ter controle e, claro, reverter as áreas calvas com transplante capilar. Mas para não haver diferenças, ambos os tratamentos devem ser feitos concomitantemente.

Sinais de calvície: o que torna a queda de cabelo evidente

A verdade é que embora o ritmo de perda de cabelo de cada indivíduo seja variável, a queda faz parte do processo natural de renovação dos fios.

A média é uma perda de até 100 ou 130 fios de cabelo por dia. Dessa maneira, a maioria das pessoas passa por uma perda completa do cabelo em um período que varia entre 3 a 5 anos.

Essa perda natural é correspondente à quantidade de fios que o corpo produz. Então, acontece um processo de perda e reposição que apenas renova o cabelo, sem levar à calvície.

A calvície provoca uma mudança na textura dos fios, eles ficam mais finos. Por isso, o tratamento deve ser iniciado sempre nos primeiros sinais ou até antes, naqueles casos que existe história familiar.

Importante ficar atendo em casos de:

• Cabelos caindo mais rápido, em maior quantidade e até mesmo em tufos;
  • Couro cabeludo com aspecto diferente, como vermelhidão, ardor, coceiras;
  • Maior produção de oleosidade no couro cabeludo;
  • Presença de caspas.

Tipos de calvície e suas causas comuns

No entanto, existem vários tipos de calvície. As causas diferem, bem como a evolução e o tratamento.

*Alopécia areata*

São áreas redondas ou ovais sem cabelo, seja no couro cabeludo ou em outras partes do corpo.

Pode evoluir para a perda total dos cabelos.

*Alopecia androgenética*

A alopecia androgenética está relacionada ao efeito da testosterona no organismo, determinado geneticamente.

Esse hormônio, presente em maior quantidade no corpo masculino, contribui para atrofiar os bulbos capilares, sendo os folículos onde os fios são produzidos.

*Alopecia cicatricial*

Causada por traumatismos e queimaduras químicas ou físicas.

Soma-se também doenças que evoluem para atrofia ou cicatriz, como piodermite, leishmaniose, tuberculose, herpes-zóster, tumores, lúpus e outras condições.

Embora a queda seja mais acelerada na região frontal e no vértex dos homens, na verdade, o cabelo cai em todas as regiões.

*Alopecia mecânica*

Nesse caso, a queda de cabelo ocorre devido a fatores físicos, como atrito, por exemplo.

O tratamento é afastar as causas, pois, dependendo de quanto tempo está havendo o atrito, pode ser irreversível.

O que fazer ao perceber que o cabelo está caindo?

Como você pode perceber, a calvície tem causas diversas e se manifesta de maneiras diferentes. Por isso, não existe um tratamento único e os procedimentos são indicados segundo as necessidades de cada paciente.

Para alguns casos, existem medicamentos tópicos e sistêmicos, tratamentos com lâmpadas LED ou laserterapia.

No entanto, muitas vezes a única solução é o transplante capilar, se houver realmente uma indicação para esse procedimento.

Para ler mais sobre conteúdos de transplante capilar, clique aqui.